A Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo funciona diariamente para atender as várias manifestações da população, como reclamações, denúncias, elogios ou sugestões. Quem quiser se comunicar através desse instrumento tem a opção do contato por meio do WhatsApp 22 9 9928 8030, por e-mail: ouvidoria.saude@arraial.rj.gov.br ou pessoalmente na sede da secretaria, que fica localizada na rua Whashington Luiz, 62, e atende de segunda a sexta, das 8h às 17 horas.
A Ouvidoria recebe cerca de dez demandas por dia, na maioria dos casos as pessoas querem informações ou orientações. As reclamações ocupam 30% das demandas. Segundo informações da ouvidora responsável pelo setor – Adriélle Garcia Santareli, após o registro, a demanda é encaminhada ao setor responsável. Ela explica que das 57 recebidas de janeiro a abril, 54 foram solucionadas. O prazo de resposta das demandas é de 15 dias.
De acordo com o manual das ouvidorias do SUS, a ouvidoria tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social. Sua função é intermediar as relações entre os cidadãos e os gestores, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua, com fortalecimento da cidadania.