Região com histórico de falta d’água recebeu o programa Água de Valor e passa a contar com um posto avançado de atendimento na Associação de Moradores
A Rio+Saneamento vem intensificando em Rio das Ostras, neste mês de julho, suas ações e investimentos dentro de bairros que sofrem com histórico longo de falta d’água. As grandes obras no município, em sua maioria, já foram realizadas, e agora a concessionária atua no microssistema de abastecimento e distribuição de água para levar um futuro com mais dignidade e qualidade de vida à comunidade local. As intervenções começaram neste mês na região mais populosa da cidade: o bairro Âncora.
Equipes das áreas de Operação, Perdas, Engenharia e Sustentabilidade seguem percorrendo as ruas e realizando os serviços necessários. Para fortalecer esse trabalho, o bairro está recebendo as ações do Água de Valor, programa do Grupo Águas do Brasil que atua na prevenção e combate a perdas reais e aparentes nos sistemas de distribuição. Cerca de 100 colaboradores deste programa atuam com o objetivo de levar água ao Âncora, região que possui aproximadamente 7 mil imóveis.
De acordo com o superintendente de Prevenção e Combate a Perdas da Rio+Saneamento, Anderson Rocha, as ações do Água de Valor seguirão ao longo do segundo semestre, com as equipes passando pelas ruas e residências do Âncora para realizar atualização cadastral, instalação e substituição de hidrômetros, conserto de vazamentos, padronização de ligação de água, extensão de novas redes, entre outros serviços.
Durante as primeiras semanas de julho, foram realizadas sondagens para identificar os tipos de tubulações existentes no local — trabalho necessário para verificar se as estruturas estão em perfeitas condições para receber abastecimento —, e as setorizações, que permitem maior eficiência na distribuição de água. Após a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado, que abastece o município, essas ações são necessárias para melhorar a disponibilidade de água para abastecimento da população.
Além disso, a concessionária também atuou através de reuniões com a Associação de Moradores do bairro, na panfletagem com detalhes das ações e com o início do recadastramento e cadastramento de novos clientes.
“Neste processo, ainda serão instalados equipamentos para monitoramento e controle do volume e da pressão da água disponibilizada no bairro, de forma a estabilizar o abastecimento e melhorar o serviço prestado à população”, completa Rocha, ressaltando ainda que a missão do programa é reforçar o compromisso com a sociedade em prol do meio ambiente, da universalização do saneamento e da eficiência operacional do sistema.
Atendimento à população – Além do programa Água de Valor, agora o bairro também conta com um posto avançado de atendimento na Associação de Moradores do Âncora, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Colaboradores da Rio+ estarão à disposição para esclarecer as dúvidas dos moradores sobre cadastramento, tarifa social e outros serviços prestados referentes aos sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. O serviço tem o apoio dos agentes de Relacionamento com Comunidades da concessionária.
Para o gerente comercial da Rio+, Daniel Quintanilha, após uma série de grandes investimentos por parte da concessionária, os moradores do Âncora podem comemorar. “Será um momento histórico para toda a cidade. É muito bom quando a gente leva saneamento e qualidade de vida para todas as pessoas, mas quando isso chega a locais carentes, que esperam água por muitos anos, um bem tão essencial no dia a dia, é ainda mais gratificante para todos nós”, finaliza Daniel, lembrando que os atendimentos itinerantes também estão entre as próximas ações no bairro.