
Objetivo do encontro foi firmar parceria para ações preventivas contra irregularidades sanitárias e ambientais no município
Representantes da Rio+Saneamento e da Vigilância Sanitária de Rio das Ostras se reuniram para fortalecer parcerias e alinhar estratégias voltadas à prevenção de irregularidades sanitárias e ambientais no município. O encontro busca implementar ações que garantam a saúde pública e a preservação do meio ambiente.
O supervisor comercial da Rio+, Thiago Castro, destacou a importância da colaboração entre os órgãos, mencionando a cooperação já existente com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Durante a reunião, foi enfatizado o mapeamento de estabelecimentos do setor alimentício, feito pela concessionária, para combater o despejo irregular de gordura nas redes de esgoto.
Questão de saúde pública
“É fundamental trabalharmos em parceria para fiscalizar e conscientizar os comerciantes sobre as legislações ambientais e sanitárias. Temos identificado casos de bares e restaurantes com o que chamamos de fontes irregulares. São estabelecimentos que não estão conectados às redes de água e esgoto, utilizando caminhões-pipa clandestinos e realizando o descarte inadequado de gordura, o que afeta tanto as redes quanto a saúde da população”, explicou o supervisor, ressaltando a necessidade de esclarecer as responsabilidades de cada órgão para a definição de planos de ação.
Lucas Rachid, coordenador de operações da Rio+, também participou da reunião, se colocando à disposição para colaborar com as iniciativas necessárias. Ele compartilhou as melhorias implementadas no sistema de abastecimento de água desde o início das operações e destacou projetos em andamento, como a extensão da rede de esgoto em Costazul. “Estamos comprometidos em entender as demandas e colaborar para minimizar impactos, sempre respeitando as normas e regulamentações. Nosso foco é garantir a qualidade de vida dos moradores”, acrescentou.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Nirvana Braga, enfatizou a importância da colaboração interinstitucional. “Esse diálogo com a Rio+Saneamento é essencial para desenvolvermos projetos, ações de conscientização e fiscalização. Estamos aqui para somar esforços e contribuir de maneira eficaz para o bem-estar da população de Rio das Ostras”, concluiu.
A reunião também contou com a presença do diretor da Vigilância Sanitária, Ronald Rocha, representantes do SAAE e agentes de saneamento, evidenciando o compromisso conjunto para promover um futuro mais saudável e sustentável para a cidade.
Riscos do uso de fontes irregulares de abastecimento
A utilização de fontes irregulares, como pipas e poços artesianos, apresenta uma série de riscos à saúde, incluindo a contaminação por agentes químicos ou biológicos. A ausência de tratamento adequado pode expor a população a doenças como diarreia, hepatite A e leptospirose.
Para evitar esses riscos, a Rio+Saneamento reforça a importância do uso exclusivo da água tratada e monitorada pela concessionária.
[…] Rio+Saneamento iniciou, a partir desta semana, uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. As atividades acontecem em diferentes municípios da área de […]