22 de janeiro de 2025

Rio das Ostras mantém tradição do Prato da Boa Lembrança

Compartilhe já

Além de experimentar uma receita inédita, amantes da boa gastronomia levam prato de cerâmica para decoração

Balaio é o prato de 2021 em Rio das Ostras. Foto Jorge Ronald

Quem nunca provou uma comida e guardou na memória o prazer de experimentar tal delícia?

Foi justamente apostando na memória afetiva gastronômica que nasceu, em 1994, a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL), que reúne restaurantes que primam pela excelência e qualidade na culinária e nos serviços.

Na Região Costa do Sol têm dois restaurantes associados – o Bartrô Restaurante e Bistrô, em Rio das Ostras, e o Donna Jô, em Búzios. Neles, o cliente conta com receitas exclusivas, assinadas por chefs experientes e ainda levam para casa as melhores lembranças.

Inspirado num costume que vem da Itália, o Chef Dânio Braga fundou a ARBL e criou o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que o cliente leva para casa depois de comer nos restaurantes associados.

Esse movimento motivou uma série de colecionadores em todo Brasil. A ideia do prato de cerâmica surgiu para que o cliente exponha a peça como uma obra de arte, já que o desenho sempre prima pela originalidade, se tornando um objeto de decoração exclusivo, feito à mão, um a um. Hoje os pratos se tornaram algo concorrido para quem mantém a tradição.

O Prato da Boa Lembrança também incentiva o incremento do turismo gastronômico, porque muitas pessoas programam viagens para lugares onde possam experimentar novas receitas e aumentar a coleção de cerâmicas.

RECEITA 2021 – Em Rio das Ostras o prato servido em 2021 será o ‘Balaio’, elaborado pelo Chef Pedro Rodrigues, proprietário do Bartrô Restaurante e servido a partir deste sábado, 1º de maio. O local, considerado um espaço charmoso pelos frequentadores, integra a Associação do Prato da Boa Lembrança desde 2009, atraindo colecionadores e amantes da boa mesa.

Chef Pedro Rodrigues – Foto Jorge Ronald

Este ano, celebrando 18 anos de funcionamento na cidade, preparou uma receita que combina camarões grelhados, refogado afro-americano com sabores surpreendentes e o “simples” espaguete ao azeite, alho e salsa.

Numa homenagem à Rio das Ostras, com uma “pegada” de bistrô, o Chef Pedro Rodrigues viajou no título de Cidade do Jazz, pelo tradicional Festival promovido no Município, e nas influências que este gênero musical traz para a gastronomia e criou o ‘Balaio’.

Na receita deliciosamente aromática, Pedro mistura num “balaio só” a influência africana nas Américas, através da culinária da Bahia e de New Orleans (USA).

Um mix de ingredientes utilizados na cozinha baiana, como o azeite de dendê e o leite de coco, com sabores da culinária créole, com inspiração do clássico Jambalaya – receita típica da terra do jazz.

A cerâmica do Balaio que o cliente vai levar para casa mostra exatamente essa fusão de influências. Colorida e alegre, tem também impresso o charme do Bartrô Restaurante, reconhecido cantinho da boa comida de Rio das Ostras.

QUASE DUAS DÉCADAS – Com a proposta de ser diferente no ambiente, na culinária e no atendimento, o Bartrô Restaurante e Bistrô celebra 18 anos no próximo sábado, 1º de maio.  O casal Pedro Rodrigues e Tânia cuidam pessoalmente da cozinha, da apresentação dos pratos, do ambiente e do contato com os clientes, contando com a ajuda de uma equipe motivada e interessada em surpreender a todos.


Compartilhe já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *