Nesta quarta-feira (18), Anthony Garotinho anunciou que só disputará as eleições deste ano se for candidato a governador do Rio. O anúncio foi feito em sua rede social, após reunião em Brasília com a liderança do União Brasil, ficou definido que o partido do ex-governador lhe garantirá a vaga caso cresça nas pesquisas eleitorais. Na postagem, Garotinho disse ainda, que, se ficar de fora da disputa pela sucessão estadual, não se candidatará a nada.
“O partido me deu um tempo, disse que se eu crescer nas pesquisas terei a vaga para ser candidato a governador. Se eu não for candidato a governador, não serei candidato a cargo nenhum”, afirmou Garotinho.
Sobre sua situação jurídica, ele apresentou uma certidão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dizendo que sua filiação ao partido é regular. Garotinho governou o estado de 1999 a 2002, ano em que elegeu, no 1º turno, sua esposa, Rosinha Garotinho para o cargo. Ela permaneceu no Palácio Guanabara entre 2003 e 2006.
União Brasil como preferência entre eleitores – Pesquisas eleitorais mais recentes mostram que o União Brasil é, atualmente, o partido com mais candidatos competitivos nas disputas para os governos estaduais. A sigla resultado da fusão DEM+PSL tem nomes em 1º lugar isolados ou empatados na margem de erro nessa posição em 6 unidades da Federação, entre eles Bahia, Ceará e Piauí.