A pesquisa da Intelligence Pesquisa e Comunicação revela que 14% dos eleitores votariam em branco ou nulo. Quase 50% ainda estão indecisos, números que deixam em aberto os rumos da eleição para prefeito.
Rio das Ostras tem um novo cenário nas eleições. Maurício BM (União) avançou na pesquisa da Intelligence Pesquisa e Comunicação e está 3,5% de diferença em relação ao ex-prefeito Carlos Augusto Balthazar (PL) o que aponta um empate técnico.
Carlos Augusto tem 19% das intenções de voto, enquanto BM aparece logo em seguida com 15,5%. Outros candidatos, como Professor Luciano (PSOL) e Kátia Macillo (PT), têm 1% cada um. A pesquisa também revelou que 14% dos eleitores votariam em branco ou nulo, e 49,5% ainda estão indecisos.
Foram entrevistados 600 eleitores, entre 22 e 23 de julho. O registro no TSE é o 05139/2024. Com margem de erro de 4%, a pesquisa mostra um empate técnico e a vontade de mudança dos eleitores.
REJEIÇÃO – Com mais de 30 anos de política em Rio das Ostras, Carlos Augusto é o mais rejeitado com 15%, seguido por Maurício BM com 10%, Professor Luciano com 3%, Misaías com 8% e Kátia Macillo com 4%. O número de indecisos sobre a rejeição é de 60%.
Pesam sobre o nome de Carlos Augusto medidas tomadas no passado que comprometem o futuro de Rio das Ostras como a dívida bilionária da Parceria Público Privada (PPP) assinada por ele em 2007; o compromisso também tratado por ele no último mandato que aprovou a cobrança exorbitante da taxa de esgoto que a população amarga agora; o aumento de 100% da taxa de iluminação pública; a cassação do mandato em 2017 e mais uma lista imensa de fatos que a população de Rio das Ostras não esquece e não quer mais.
Na pesquisa estimulada, Carlos Augusto ainda lidera com 31%, seguido por Maurício BM com 25%, Professor Luciano (PSOL) com 2%, Kátia Macillo (PT) com 2% e Misaias com 1%. Brancos e nulos somam 12%, enquanto os indecisos representam 27%. A vantagem de Carlos Augusto está em queda livre, com uma diferença que continua a diminuir e aponta uma reviravolta no cenário político em Rio das Ostras.
NOVA POLÍTICA – Em 2020 Mauricio BM assumiu o protagonismo político em Rio das Ostras, quando, em sua primeira eleição, foi o vereador mais votado com 1.685 votos e Carlos Augusto, que aparecia como franco favorito para o Legislativo, amargou uma terceira colocação.
A maneira transparente com que conduz a presidência da Câmara Municipal, mostra Mauricio BM como um político coerente que fiscaliza as ações do Executivo com vigor e trabalha para o Município, independente de lideranças.
Os dados mostram um cenário eleitoral altamente dinâmico e competitivo, com Carlos Augusto seriamente ameaçado pelo crescimento de Maurício BM, que vem para a disputa este ano com disposição para defender Rio das Ostras da antiga política e mudar o rumo do desenvolvimento da cidade.