22 de janeiro de 2025

Macaé – Prefeitura amplia Odontologia Humanizada para ex-dependentes químicos

Compartilhe já

O jovem L. S., de 40 anos, foi usuário de cocaína por 15 anos. Há 11 meses é acolhido na Fazenda da Esperança e não usa mais nenhum tipo de droga lícita ou ilícita. L.S. foi um dos atendidos nesta quarta-feira (22) pela Odontologia Humanizada, programa criado pela Odontologia junto com a Coordenadoria de Idosos. Todos os 42 acolhidos serão atendidos pelas dentistas do programa, inclusive com prótese dentária.

“A iniciativa é muito boa porque a droga acaba com nossa arcada dentária. Estou feliz por ser atendido e estar livre das drogas”, comentou L.S.

Saúde Bucal Fazenda Esperança – Foto Ana Chaffin

A primeira dama, Quelen Rezende, que está a frente da Coordenadoria de Idosos explicou que o programa foi criado para atender idosos, que, com a pandemia, estavam isolados em casa. “Começamos com os idosos. Com a campanha Vacinação Solidária conhecemos a Fazenda da Esperança e vimos que os acolhidos precisam do tratamento odontológico. Eles não podem sair porque estão em tratamento para serem inseridos no mercado de trabalho. O tratamento odontológico vai ajudar na autoestima para quando forem reintegrados à sociedade”, detalhou Quelen.

De acordo com o coordenador da Fazenda da Esperança, Rodrigo Bela, todos os acolhidos têm acima de 18 anos e o local trabalha na recuperação de jovens dependentes químicos, crianças abandonadas com HIV e portadores de HIV em fase terminal. São várias casas dentro da fazenda: São João Batista, São José, São João Paulo e São Francisco. “A Fazenda Esperança é uma comunidade que nasceu em Guaratinguetá há 40 anos. Hoje são 156 fazendas, todas doadas”, informou Rodrigo.

A campanha Vacinação Solidária, coordenada pela primeira-dama, e que recolhe alimentos para serem doados a instituições, doou uma tonelada de alimentos para a Fazenda da Esperança, localizada na Rodovia BR 101, Km 149, bairro São Sebastião dos Quarenta. Quem quiser doar pode se dirigir à instituição.

Atendimento inclui limpeza, restauração e prótese

A Coordenadora da Odontopediatria, Carla Bittencourt, informou que o atendimento prestado na Fazenda da Esperança é semelhante à assistência domiciliar. “Trouxemos o consultório portátil que faz o atendimento aqui com extração, restauração, prótese e limpeza, o objetivo é resgatar a saúde bucal e a auto estima ,sem eles precisarem sair da Fazenda Esperança, o atendimento acontece das 8 até 17 horas”, assinalou.

A também coordenadora da Fazenda da Esperança, Marina Melenas, avaliou que o programa contribui para resgatar a dignidade dos acolhidos. “É uma ação que dá suporte para recomeçar a vida, dar dignidade, sorrir e até se alimentar melhor”, pontuou Marina.


Compartilhe já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *