Reportagem com assessoria: Bruno Pirozi
O Festival de Novos Talentos de Rio das Ostras está prestes a fazer história como representante do Brasil no prestigioso campeonato continental Performer Cup, também conhecido como o Americas P.A.S.S. O evento combina habilidades artísticas com desportivas, oferecerá três acessos diretos para as finais do campeonato continental, em Buenos Aires, entre os dias 12 e 14 de janeiro.
A participação do festival foi possível graças a um convite direto da presidente mundial da FIPASS, Valentina Spampinato, que selecionou após uma análise técnica minuciosa e por seu impacto social na comunidade rio-ostrense. Com mais de duas décadas de existência, o Festival tem proporcionado oportunidades a milhares de cantores e contadores de histórias que veem nele uma chance para se expressarem artisticamente. Muitos encontram não apenas um palco para se apresentarem, mas também perspectivas de crescimento pessoal e profissional.
Se vencerem nesta estapa, os artistas de Rio das Ostras terão a oportunidade de representar o Brasil no Campeonato Mundial de 2024, que será realizado em Roma, na Itália.
Mariza Gomes, produtora do festival, expressou seu entusiasmo e gratidão pelo convite para representar o Brasil na Performer Cup: “Estamos extremamente honrados e emocionados por termos sido escolhidos para representar nosso país neste prestigioso campeonato. O Festival de Novos Talentos de Rio das Ostras sempre buscou promover e celebrar o talento artístico local, e agora teremos a chance de mostrar nosso potencial em um palco internacional.”
A Performer Cup é uma competição organizada pela F.I.P.A.S.S. – Federação Internacional de Artes Cênicas e Esportes – em conjunto com C.S.A.In. – Corporate and Industrial Sports Centers)-, um órgão de promoção esportiva associado ao Coni – Comitê Olímpico Nacional Italiano – e membro reconhecido da EFCS – European Federation for Company Sport -, além da WFCS – World Federation for Company Sport-, que gerencia as relações entre federações de todos os continentes.
O campeonato se destaca por seguir o método P.A.S.S., desenvolvido por Valentina Spampinato, que integra habilidades atléticas, artísticas e desportivas, criando uma abordagem única para competições de artes performativas. Esse método inovador tornou possível regular todas as artes cênicas, incluindo canto, dança, atuação, circo e artes acrobáticas, durante as competições, transformando as artes cênicas em um verdadeiro esporte regulamentado.
Com anos de experimentação e inovação, a Performer Cup agora envolve um grande número de pessoas, incluindo intérpretes e funções técnicas, como diretores de corrida, juízes de corrida e oficiais de jogo, em 36 países ao redor do mundo, graças à distribuição e gerenciamento da F.I.P.A.S.S.
O Campeonato Continental é realizado a cada dois anos e envolve artistas-atletas que se destacaram nos dois últimos Campeonatos Nacionais de seus territórios. Já o Campeonato Mundial acontece a cada quatro anos, reunindo os 12 melhores finalistas de cada Setor (Divisão/Disciplina), Gênero, Faixa Etária (Categoria) e Nível (Classe) do Campeonato Continental.
FINAL – Neste sábado, 7, haverá mais uma final do Festival de Novos Talentos. O vencedor ou vencedora levará o prêmio de R$ 10 mil para casa. Com júri técnico e artístico, os cantores serão avaliados em diversos critérios entre voz, presença de palco e público entre outros. O campeonato começa às 19h em Costazul, em frente ao Nord.
Estão na final: Titto, Larissa Nascimento, Oliiver, Douglas Levati, Jersika Faustino, Emy Wars, Anderson Lopes, Emilly Borne, Jess Rock e Olavio Abílio.