Entre trilhas e lindas paisagens, cerca de 60 pessoas participaram de “Um dia no Parque”.
O Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado foi um dos palcos da campanha nacional “Um Dia no Parque”, que celebra as áreas protegidas do Brasil. Prestes a completar seu 30° aniversário, a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) recebeu cerca de 60 pessoas no último sábado, dia 23, de sol e céu azul para o evento. Trilhas, mirantes, paisagens de tirar o fôlego, exposição, sorteio de brindes, muito aprendizado e um passeio cheio de natureza em meio à Mata Atlântica!
Foram realizadas caminhadas guiadas para o mirante do viaduto vegetado, para Torre da Restauração, além de atividades livres ao redor do lago e da exposição permanente “O Mico está Aqui: a história de conservação do mico-leão-dourado”.
Um casal de participantes que chegou mais tarde ao evento deu a sorte de encontrar os anfitriões da festa durante a caminhada. “A gente desceu da trilha da Torre e encontrou uma família de micos que pararam e ficaram olhando para a gente. Tiramos foto, filmamos, foi lindo”, vibrou Joice Antunes, de Araruama.
Também foi oferecido um café da manhã e um kit lanche aos participantes. O evento foi financiado com recursos da ExxonMobil Brasil e do FUNBIO.
A campanha “Um Dia no Parque” é uma mobilização nacional promovida pela Coalizão Pró-UCs com o objetivo de fortalecer a cultura e valorização das unidades de conservação pela sociedade.
“Feliz por participar mais uma vez desse evento! Ver as famílias passando um dia na natureza conhecendo todo o nosso programa de conservação da Mata Atlântica e do Mico-Leão-Dourado, foi muito emocionante. É o Ecoturismo como estratégia de conservação sensibilizando pessoas e consequentemente gerando agentes multiplicadores do meio ambiente”, conta Anderson Ribeiro, responsável pelo programa de Ecoturismo da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD).
O Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, localizado em Silva Jardim (RJ), é administrado pela AMLD. A visitação no parque é feita com agendamento prévio pelo site da Associação, e pode ser realizada de quinta a sábado.
Sobre a AMLD – A Associação Mico-Leão-Dourado foi criada em 1992 com a missão de conservar a Mata Atlântica com ênfase na proteção do mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), espécie que ocorre apenas numa pequena região no interior do estado do Rio Janeiro e é considerada atualmente Em Perigo de extinção.