O evento aconteceu entre os dias 17 a 20 deste mês no Centro Desportivo da Aeronáutica, no Rio de Janeiro
Promover a inclusão e o desenvolvimento cognitivo dos alunos assistidos pela Associação de País e Amigos dos Excepcionais ( APAES) é mais um dos desafios da Federação. Entre os dias 17 a 20 deste mês, foi realizado no Rio de Janeiro a 8° Olimpíadas Especiais das APAES, reunindo atletas das diversas unidades espalhados pelos 64 municípios fluminense, explicou a presidente da Federação, Elenice Martinet.
Os alunos que estudam na APAE e que fazem atividades esportivas nos núcleos do Paraesporte brilharam nas competições como provas de natação,atletismo, futsal capoeira, tênis de mesa, ginástica rítmica, basquete, futebol society e bocha, destacou o coordenador do Paraesporte e também coordenador de Esporte da Federação das APAES, Fábio Coboski.
Durante a solenidade de abertura das 8° Olimpíadas , a presidente Elenice Martinet entregou uma placa de agradecimento ao fundador do Paraesporte, o ex- atleta da seleção brasileira de natação Raphael Thuin, pelo trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos últimos 11 anos que fundou o projeto e pelo apoio que vem dando para a realização das Olimpíadas, como aconteceu em 2018, em Campos dos Goytacazes, 2015, em Rio das Ostras e em 2012, no Rio de Janeiro. O campeão Paralímpico Anderson Lopes , que atualmente está a frente da Superintendência Estadual da Casa da Inclusão, também foi homenageado.
Raphael Thuin, agradeceu a homenagem , destacando que está é uma missão que tem e que vem buscando parcerias e apoios em defesa as pessoas com deficiência. “Me sinto honrado e privilegiado de poder estar aqui e apreender com eles”, concluiu.
Coboski destacou ainda que a equipe de professores do Paraesporte foi responsável por toda a arbitragem das provas. ” Para nós família Paraesporte poder participar de um evento desta magnitude é muito positiva profissionalmente e também para nossos alunos que já conh ecem os professores.
NACIONAL – Entre os dias 5 a 10 de dezembro estará acontecendo em Aracaju, estará acontecendo a Olimpíadas Nacionais das APAES. A delegação do Estado do Rio de Janeiro ira reunir cerca de 80 integrantes, incluindo atendidos pelo Paraesporte.