23 de janeiro de 2025

Arraial do Cabo intensifica campanha de combate a dengue

Compartilhe já

A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo, por meio do setor de Vigilância em Saúde, está intensificando as ações de controle de vetores em toda a cidade. De acordo com a responsável pelo setor, a microbiologista Camila Nunes Batista, a Vigilância vem atuando diariamente na vistoria das residências, comércios, terrenos baldios e outros lugares com possíveis de focos de infestação do Aedes Aegypti. 

As visitas são realizadas pelos agentes de combate às endemias, divididos em 4 equipes, que percorrem todo o município, com intuito de localizar, tratar e sempre que possível, eliminar objetos capazes de armazenar água e assim tornar-se um potencial criadouro para o mosquito. Camila Nunes explicou que esse tratamento geralmente é feito com larvicida (reconhecido pela OMS e considerado seguro para uso humano), que atua para impedir que a larva chegue à fase adulta e se torne um mosquito fértil. 

Além desse procedimento diário, também é feito o Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa), quando são supervisionados os locais, em datas fixadas pelo Ministério da Saúde. O coordenador do setor, Anderson Damião explica que outra ação permanente é o trabalho da equipe multidisciplinar, responsável por palestras em escolas e associações de bairros. Segundo Damião, a mesma equipe atua também junto às imobiliárias com intuito de visitar casas de veraneio ou imóveis fechados, a fim de diminuir o índice de casas fechadas não tratadas. 

O município de Arraial do Cabo tem se mantido abaixo do índice tolerado pelo MS que é de 1%. Para solicitar os serviços da Vigilância em Saúde ou fazer alguma denúncia sobre possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, basta ir até o Setor de Controle de Vetores situado no Parque Público no bairro Prainha, ou através da Ouvidoria da secretaria de saúde: (22) 99828-8030 – WhatsApp.


Compartilhe já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *