O Sicoob Fluminense, dando prosseguimento à sua expansão na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, inaugurou no dia 17 de fevereiro, quinta-feira, a sua agência na localidade de Unamar, no município de Cabo Frio.
A cerimônia de abertura oficial da nova agência, que começou pouco depois das 16 horas, seguiu os protocolos de saúde atualmente exigidos e ainda foi transmitida diretamente pelo Instagram.
A participação da sociedade local na solenidade foi considerada expressiva, através de membros e representantes dos poderes Executivo e Legislativo, assim como dos mais diferentes segmentos da comunidade, com ênfase no comércio e prestação de serviços.
Também estiveram presentes à inauguração integrantes de diversas entidades do sistema cooperativo estadual e nacional. A nova unidade está localizada na rua A, quadra 3, lote 3, no bairro Chácaras Gargoá.
A expectativa de todos que participaram do evento é que o investimento da cooperativa de crédito, que tem sede principal em Campos dos Goytacazes, no projeto de crescimento na Região dos Lagos, venha contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico dos municípios da Costa do Sol.
A benção das modernas e confortáveis instalações da agência do Sicoob Fluminense em Unamar ficou a cargo do Padre João Batista Toledo da Silveira, que pediu um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia das chuvas em Petrópolis. Houve a execução do hino nacional, com a participação de integrantes do Esquadrão da Aliança Juvenil Águia Dourada, projeto de Guarda Mirim local que passará a receber apoio da cooperativa, assim como do hino de Cabo Frio. Também foram exibidos vídeos sobre o município e a história e o trabalho desenvolvido pelo Sicoob Fluminense.
Logo após o corte da fita simbólica e o descerramento da placa que marca a inauguração, a agência foi oficialmente apresentada à comunidade e servido um coquetel.
Depoimentos
José Bonifácio Ferreira Novelino, Prefeito de Cabo Frio: “Agradecer é a palavra do governo municipal ao Sicoob Fluminense. O cooperativismo é na verdade a forma de não exploração do sistema financeiro. Da mesma forma que o Sicoob Fluminense está acolhendo a população de Cabo Frio, toda nossa sociedade também acolhe a instituição. Vamos fortalecer e prestigiar o Sicoob Fluminense.”
Vera Lúcia Almeida, Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Fluminense: “Por que estamos aqui? O que nos move é a total percepção de que, através da prática do cooperativismo, podemos dar novas direções à vida financeira dos cidadãos e, por consequência, promover maior tranquilidade em suas vidas. Venham, pois, conhecer e desfrutar do
verdadeiro cooperativismo. Este como mola propulsora do desenvolvimento e caminho de aproximação entre pessoas.”
Magdala Furtado, Vice-Prefeita de Cabo Frio: “Quero agradecer ao Sicoob Fluminense pela acolhida ao projeto Águia Dourada. Isso é pensar no futuro. E que outras instituições sigam o Sicoob Fluminense e venham para Cabo Frio.”
Vinicius Mesquita, Presidente da OCB/RJ: “O cooperativismo pensa nas pessoas e tem dado resultados fenomenais. O que importa é a comunidade, e temos que enfatizar que os valores financeiros dos associados ficarão em Cabo Frio. Parabéns ao Sicoob Fluminense, uma das cooperativas que atualmente mais crescem no estado do Rio de Janeiro.”.
Carlos Monjardim, Presidente da CDL/RJ: “O Sicoob Fluminense é do sistema do Rio de Janeiro, gerando empregos e renda para a gente do nosso estado. Temos que cooperar para multiplicar resultados. Para nós é uma grande satisfação estarmos lado a lado do Sicoob Fluminense, que tem em Neilton Silva um grande empreendedor. Há uma grande sinergia entre as instituições em busca de resultados.”
EronBezerra, Secretário de Planejamento de Iguaba Grande: “Durante anos trabalhei em bancos, e nunca me senti dono. Mas o associado do Sicoob Fluminense pode ter a certeza de que é dono de uma grande instituição. E é a união de todos que vai fazer dar certo.”
Neilton Ribeiro da Silva, Diretor-Presidente do Sicoob Fluminense: “Tenho participado de eventos por todo o país, e nunca vi um prefeito que falasse tanto do cooperativismo como o José Bonifácio, de Cabo Frio. E digo que não é possível que os trabalhadores se empenhem tanto na vida e continuem utilizando bancos tradicionais. A gente defende a bandeira do cooperativismo. É aprender a trabalhar para si mesmo, através de uma mudança de cultura. Uma grande mudança. O sócio do Sicoob se empodera. Ele se torna dono não apenas da cooperativa, mas também de um grande conglomerado de empresas ligadas diretamente ao Sicoob. O que acontece hoje aqui não é a abertura apenas de uma agência, mas um evento de mudanças para a população. Vencedor não é aquele que sempre vence, mas quem nunca deixa de lutar.”
Estão previstas ainda para os próximos meses as inaugurações de uma agência do Sicoob Fluminense no município de Iguaba Grande e outras em Macaé e em Campos dos Goytacazes, na rua Doutor Beda, parque Turf Club, ainda sem data marcada.
Búzios – Mas a expansão do Sicoob Fluminense para a Região dos Lagos começou no final do mês passado. Com uma grande mobilização da comunidade, a cooperativa inaugurou no dia 27 de janeiro a sua primeira agência na Costa do Sol, no município de Armação de Búzios. As modernas instalações ficam situadas na avenida José Bento Ribeiro Dantas, casa 1, Parque das Acácias, Manguinhos, ao lado do SPC da cidade.
Estiveram presentes ao evento representantes do movimento cooperativista, dos setores do comércio, serviço e da indústria, associações de classe, clubes de serviços e dos poderes Legislativo e Executivo.