23 de janeiro de 2025

Médico de Itaperuna interrompe férias e salva vida de criança atacada por tubarão

Compartilhe já

Foto reprodução da internet

Texto – Márcio Fernandes

Formado pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC) em 1992, o cirurgião Leandro Faria Crespo, 54 anos, foi ágil no socorro a uma criança de 8 anos atacada na perna direita por um tubarão tigre. O acidente ocorreu no último dia 28 de janeiro, na praia do Sueste, em Fernando de Noronha. Nicole, que poderia ter ido a óbito, acabou sendo salva.

“Deus me colocou naquele local, naquele momento, para ajudar a salvar a vida de Nicole”, diz Leandro Crespo.

Chefe do Centro Cirúrgico do Hospital Icaraí, em Niterói (RJ), ele estava em férias com a família no arquipélago, quando a menina foi atacada. Experiente, o médico resolveu agir com a ajuda de mais dois profissionais de medicina. Foi feito um garrote com luvas para estancar o sangue. 

O próximo passo foi levar Nicole ao Hospital São Lucas, após cinco horas de procedimentos de estabilização, a transferiram para o Hospital Português, em Recife. A criança teve a perna amputada, mas o procedimento do doutor Leandro salvou a vida da menina.

A atuação e a capacidade do médico itaperunense, que conseguiu comprimir a veia femoral da paciente sem fazer nenhuma ligadura, impressionou os colegas do Hospital Português. A família de Nicole, que é de São Paulo, se emocionou com a iniciativa do doutor Leandro que salvou a vida da criança. 

“Um verdadeiro milagre, uma vez que com o tipo de lesão que ela teve não se costuma chegar com vida à areia. Uma atuação médica impecável de um ser humano generoso e bom a quem seremos eternamente gratos. Ele tinha três dias em Noronha com a família, após cinco anos sem férias, e passou o tempo todo conosco, orientando e cuidando com amor e maestria”, afirmou a mãe da menina.

Após se formar na FMC, o cirurgião Leandro Crespo fez residência médica em cirurgia no Hospital São José do Havaí, em Itaperuna (RJ). Na cidade do Noroeste Fluminense, ele permaneceu vários anos, até se transferir há 11 anos para o Hospital de Icaraí, chefiando a emergência e, mais recentemente, o Centro Cirúrgico do Hospital Icaraí.


Compartilhe já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *