23 de janeiro de 2025

O Natal só existe porque Ele, Jesus Cristo, nasceu

Compartilhe já

Texto: André Areas

Trecho do filme Jesus, A História do Nascimento – Foto: Reprodução

Controvérsias à parte, independentemente de sua crença, de suas convicções, leitura histórica ou religiosa, fato é que só se comemora o Natal porque um dia Jesus Cristo, o Messias para os cristãos, nasceu em Belém, cidade de Davi. Foi no dia 25 de dezembro? Possivelmente não. Mas isso não é o foco do momento. 

Jesus, filho de José e Maria, pais humildes e zelosos, veio ao mundo numa manjedoura, de forma humilde, assim como permaneceu ao longo de seus 33 anos de vida, até que fosse sacrificado por amor à humanidade.

Esse mesmo Jesus, hoje seguido por cerca de um terço da humanidade, nos deixou vários ensinamentos. Por meio de suas parábolas ele demonstrou que era possível amar ao próximo sem esperar nada em troca. Na verdade, ele ensinava de forma incomum. Ensinou a partir de um monte, de dentro de um barco, em casas de pessoas execradas pela sociedade da época e em templos, onde falou tantas verdades que chocou a alta cúpula do Judaísmo.

Fato é, que por onde andava, Jesus falava o que muitos não gostavam de ouvir. O mestre ensinava algo extremamente difícil: Amar os inimigos. 

E nós? Como recebemos esses ensinamentos? Temos perdoado? Temos acolhido e auxiliado os que mais necessitam? Temos sido menos ansiosos em relação ao futuro?

Muitas perguntas. É verdade! Sim. Mas elas só dizem respeito a cada um de nós e como nos enxergamos diante de questionamentos tão desconcertantes quando estamos alheios àqueles que estão ao nosso lado, ou mesmo distantes e permanentes em nossas vidas.

Natal… Natal. Tempo de refletir. Tempo de buscar novos caminhos para sermos melhores. Fórmula certa? Não creio que exista. O que deve existir é o desejo de trilhar um caminho de Luz, olhando para o exemplo maior que é Cristo.

Que nesse tempo, momento de reflexão, possamos olhar para trás e ajustar o rumo. Erramos? Vamos buscar acertar mais. Fizemos o bem? Vamos fazer ainda mais.

Que nossos passos sigam a trilha deixada pelo Mestre. Que Cristo nos faça melhor todos os dias por meio de seus exemplos e ensinamentos. 

Feliz Natal a todos!


Compartilhe já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *