Projeto oferece iniciação profissional e bolsa-auxílio de R$ 350, integrando aprendizado prático nas secretarias municipais durante o contraturno escolar
A Prefeitura de Rio das Ostras lançou a quarta turma do programa Geração Aprendiz, composta por 50 jovens, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social. A cerimônia de abertura ocorreu na noite da última quinta-feira, 17 de outubro, no Teatro Municipal Joel Barcellos. O projeto, que promove oportunidades de aprendizado e inclusão no mercado de trabalho para jovens de baixa renda, tem impactado positivamente a vida de centenas de famílias na região.
Durante o evento, que contou com a presença de autoridades municipais e familiares dos participantes, Bruno Valente, assessor do gabinete e representante do prefeito Marcelino Borba, destacou a importância do programa para o futuro dos jovens. “Esse é um passo importante para que desenvolvam suas habilidades e conheçam as diversas áreas de atuação dentro do setor público”, afirmou Valente.
A secretária de Assistência Social, Rosimara Valadares, parabenizou os jovens. “A cada fase, estamos mais certos de que essa experiência é fundamental para a formação profissional e cidadã de cada um”, disse.
Durante um ano, os jovens atuarão no contraturno escolar, tendo a oportunidade de conhecer diferentes profissões nas secretarias municipais, como saúde, educação, meio ambiente, comunicação, entre outras. Além do aprendizado prático, eles receberão uma bolsa-auxílio de R$ 350, garantindo que possam se dedicar ao programa enquanto mantêm seus compromissos escolares.
O Geração Aprendiz é um projeto de política pública voltado para a inclusão social e o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais para o futuro profissional dos jovens. “A quarta fase do projeto reforça o compromisso do município em promover a inclusão e capacitação de sua juventude, ampliando horizontes e gerando oportunidades para um futuro mais promissor”, relata Lana Costa, coordenadora do Projeto.
A subsecretária de Assistência Social, Roseny Ricalde, e Jerusa Souza Soares, mãe de um dos jovens participantes, também marcaram presença, demonstrando o apoio familiar e institucional ao projeto. Além delas, participaram as empresárias apoiadoras Luciana Leal Valeroiote Goulart, diretora executiva do Curso Says, e Launa Kaizer, diretora executiva do Efinkids da Região dos Lagos.