22 de janeiro de 2025

Zeus, cão da Guarda Municipal, transforma a rotina na Santa Casa de Campos

Compartilhe já

Visita do cachorro do Grupamento de Operações com Cães traz felicidade e acolhimento a pacientes e acompanhantes

Na terça-feira (9), os pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Campos receberam uma visita especial que trouxe alegria e humanização ao ambiente hospitalar. Zeus, o cachorro do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes, interagiu com os pacientes e proporcionou momentos de descontração e bem-estar. Tudo foi acompanhado de perto pelas equipes do hospital, garantindo todos os protocolos sanitários e de segurança.

Cão treinado

O Golden Retriever de dois anos e sete meses, foi treinado para Show Dog e realiza truques como deitar, latir e dar a pata. Além dessas habilidades, a Guarda Civil Municipal de Campos o preparou para interagir de forma amigável com crianças e idosos. Assim, Zeus participa de um projeto de visitas sociais a escolas, abrigos e hospitais, levando momentos alegres e conforto a esses espaços.

Durante sua visita, Zeus encantou e divertiu os assistidos da Unidade de Cuidados Prolongados, e proporcionou bons momentos aos pacientes e acompanhantes do pré-operatório cardíaco. Sua presença levou carinho e sorrisos, aliviando as condições emocionais e tornando o dia mais leve. 

‘Cãoterapia’

“Estudos indicam que esse contato com os animais promove o bem-estar emocional, físico, cognitivo e social, além de diminuir o estresse e a ansiedade decorrentes do longo tempo de permanência no hospital. A presença de animais como o Zeus pode transformar o dia dos pacientes, trazendo conforto e diversão em meio a tantos momentos difíceis”, garante a gerente de enfermagem, Cíntia Franco.

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Dr Manoel Corraes, aprova a ação e afirma que o contato com o cão pode trazer um pouco do sentimento de casa para dentro do hospital. “Gostaria de expressar nosso profundo agradecimento à Guarda Civil Municipal e aos dedicados membros do Grupamento de Operações com Cães, Ítalo Cruz, Antônio Neto e Solange da Silveira. A visita do Zeus trouxe esperança e aconchego aos nossos pacientes e acompanhantes, mostrando a importância e o impacto positivo dessas ações. Estamos extremamente gratos por essa parceria que está só começando”.

A cãoterapia é um exemplo inspirador de como ações simples podem transformar o ambiente hospitalar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Iniciativas como essa reforçam a importância da humanização no cuidado à saúde, mostrando que o apoio emocional e a alegria são elementos essenciais para a recuperação.


Compartilhe já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *