Visita ressalta potencial sustentável da Praia das Caravelas e busca por soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano em Búzios e região
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, visitou o primeiro bairro ecológico do município, localizado na Praia das Caravelas, em uma ação conjunta entre o Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA) e a Associação Civil Village Praia das Caravelas (ACVPC), com apoio do Hotel Apa Pau Brasil e do Búzios Espiritualidade Hotel. O objetivo foi conhecer o trabalho desenvolvido no local e discutir a possibilidade de replicar esse modelo em outras áreas da cidade e do país.
A Praia das Caravelas é o coração da APA do Pau Brasil em Búzios e abriga um empreendimento voltado para o turismo ecológico, composto por três residenciais e dois hotéis. A comunidade, formada por cerca de 70 casas, participou ativamente na criação da própria APA e é pioneira na descoberta da árvore símbolo do país.
Um destaque do bairro ecológico é a presença de uma fazenda de energia solar, uma Estação de Tratamento de Esgoto e Reuso (ETERS) criada em 1988 e aprimorada ao longo dos anos, uma da poucas da região, para atender todo o bairro, e que também funciona como produtora de água de reuso. Essa água tratada é utilizada para recuperação e manutenção de uma lagoa ameaçada pelas mudanças climáticas, além de ser empregada na rega de jardins, hortas e limpeza das estruturas locais, preservando o ambiente marinho integralmente do despejo de esgoto.
O prefeito também mencionou a importância do saneamento como parte de seu plano de governo e os investimentos em saneamento básico e preservação ambiental em toda a cidade.
A parceria entre a prefeitura, o IEBMA, a ACVPC e os dois empreendimentos fortalecem a busca por soluções sustentáveis para o desenvolvimento das cidades, diante dos desafios da crise climática e da preservação.
Hugo Iurcovich, presidente do IEBMA, destacou a importância da visita do prefeito e o interesse do Poder Público em promover um desenvolvimento sustentável. Ele ressaltou a importância da parceria entre a prefeitura e as instituições de preservação ambiental para replicar esse modelo em outras áreas de Búzios e do país, buscando um futuro mais sustentável e a preservação da biodiversidade.