23 de janeiro de 2025

Novo modelo de gestão em Saúde tem início em Arraial do Cabo

Compartilhe já

Hospital Geral, Pronto Socorro de Figueira, Central de Transportes e Central de Exames são os que recebem os primeiros serviços

O município de Arraial do Cabo dá início a um novo modelo de gestão da saúde com o objetivo de aumentar a oferta de serviços à população. Com a iniciativa, as atividades já existentes ganharão melhorias e outras serão implantadas a fim de ampliar a assistência integral à saúde, garantindo ao cidadão cabista acesso fácil a serviços mais qualificados. 

O modelo gerencial de administração adotado pelo município possibilitará a formulação de estratégias de médio e longo prazo para aperfeiçoar a qualidade da saúde em Arraial do Cabo. O foco do trabalho nesses três primeiros meses de gestão será no Hospital Geral, no Pronto Socorro de Figueira – no segundo distrito -, na Central de Transportes da Saúde e na Central de Exames. 

Entre as principais mudanças na Central de Transporte está o monitoramento em tempo real. Através do sistema de controle da frota, será possível acompanhar o movimento de cada veículo simultaneamente.  Os meios de locomoção da secretaria de saúde estão distribuídos em Transporte Pré-Hospitalar (TPH), Transporte Inter-Hospitalar (TID) e Transporte para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Esta semana, o município recebeu três ambulâncias UTI, que já estão em funcionamento. Na próxima semana, chegarão outras duas unidades do mesmo modelo. 

O Hospital terá os serviços totalmente informatizados e monitoramento por câmera. A cozinha e a recepção receberão reforma completa proporcionando mais acolhimento para o usuário e conforto para o funcionário. A população terá à disposição mais opções de cirurgias eletivas como a oftalmológica, urológica, ortopédica, vascular e pediátrica, além das que já acontecem atualmente: cirurgia geral e ginecológica / obstétrica.

Em Figueira, o prédio do novo Pronto Socorro, que deverá ficar pronto no segundo semestre de 2023, será climatizado e totalmente acessível. Construído numa área populosa, perto da praça do bairro, a nova unidade terá instalações modernas e adequadamente equipadas. Além das atividades já oferecidas, a população será beneficiada com a adição de outros serviços. 

Em breve, a população cabista poderá fazer todos os exames no mesmo lugar. Com a implantação do Centro de Exames Ambulatoriais será possível dar agilidade ao diagnóstico de doenças com precisão e qualidade, visando nesse sentido a maior eficiência do tratamento do paciente. Serão ofertados os seguintes exames: Raio-X, Densitometria Óssea Doppler, Teste Ergométrico, Ultrassonografia, Mamografia, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) e Holter 24h. 

O secretário municipal de Saúde, Jorge Diniz, explicou que o modelo de gestão implantado na cidade já vem sendo experimentado com sucesso em diversas cidades do país. Ele informou que a população será ainda mais beneficiada com a ampliação e agilidade dos serviços oferecidos: “No novo modelo de gestão adotado por nós, o gasto é mais eficiente e, sendo assim, a gente pode implantar serviços novos, como por exemplo a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral.” Diniz concluiu afirmando que a população já vem experimentando mudanças significativas na saúde desde o início de 2021 e que agora a expectativa é de que haja uma revolução no setor: “Essa nova ferramenta de trabalho nos possibilitará entregar à população serviços mais qualificados, a fim de ampliar a qualidade de vida do cidadão cabista,” destacou o secretário. 

Fonte: ASCOM


Compartilhe já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *