A busca ativa de novos casos de Covid-19 realizada nesta terça-feira (4) no Parque Aeroporto registrou o índice de 8,69% de infectados, no total de 92 testes de antígeno realizados pela equipe do posto avançado de testagem rápida da Secretaria Municipal de Saúde.
Os exames foram realizados pela Coordenação da Vigilância Epidemiológica com o apoio de biólogos do laboratório de análises clínicas da Secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidades. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Guarda Municipal) também deram apoio ao posto avançado.
Todas as pessoas testadas passaram por atendimento pela equipe médica e de enfermagem da Saúde e receberam orientações sobre os protocolos sanitários necessários para evitar o contágio local da Covid-19. Os pacientes com diagnóstico positivo apresentavam sintomas leves, receberam atendimento médico direcionado e foram orientados a cumprir as regras de isolamento com objetivo de romper o ciclo de disseminação do vírus.
“A testagem de antígeno apresenta um diagnóstico preciso e com resultado mais rápido. Com isso, nós conseguimos identificar por amostragem a incidência de circulação do vírus nessas áreas da cidade que registram maior número de casos confirmados e de óbitos, o que nos permite atuar junto à população na orientação sobre a importância das regras sanitárias, de distanciamento social e de isolamento”, explicou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Lisa Chagas.
Na próxima semana, o posto avançado de testagem da Covid-19 realizará os testes de antígeno em moradores do Lagomar.